Temporais com ventos fortes e granizo atingem SC nesta quarta-feira

Defesa Civil emitiu alerta com estados de atenção e observação para regiões do Estado

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu alertas na manhã desta quarta-feira (30) para as possibilidades de temporais com ventos fortes e queda de granizo em grande parte do Estado.

A presença de um sistema de baixa pressão deixa o tempo instável com riscos de tempestades na maior parte de Santa Catarina, desta manhã até às 21h, de acordo com a previsão do órgão.

As regiões da Grande Florianópolis, Litoral Sul e partes do Planalto Sul e do Vale do Itajaí estão em estado de atenção, com probabilidade maior de chuvas fortes, conforme destacado em laranja no mapa:

Tempo fica instável em quase todo o Estado nesta quarta – Foto: Divulgação/Defesa Civil

 

Além da previsão de queda de granizo e rajadas de vento isoladas, a condição de tempo instável traz chances de acúmulo de volumes elevados de chuva em curto período de tempo. Dessa forma, existe a possibilidade de alagamentos e deslizamentos pontuais.

Em casos de tempestades com ventos fortes, a Defesa Civil recomenda que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes de energia e outros objetos que possam ser arremessados.

Outra indicação é permanecer longe de janelas e desligar os aparelhos eletrônicos. Na praia, jamais fique na água.

Alerta para calor intenso

Os termômetros catarinenses devem marcar temperaturas altas a partir desta quarta-feira. A Defesa Civil alertou para o calor intenso que deve atingir o Estado até sexta-feira (2).

De acordo com o órgão, principalmente na quinta (1º) e sexta, as temperaturas ficarão acima dos 30°C em todas as regiões catarinenses.

Nesta quarta, durante a tarde pode chegar aos 37°C nas regiões do Extremo-Oeste e Oeste.

Já na quinta e na sexta-feira, as máximas devem ficar, de maneira geral, entre 34 e 38°C, com extremos de até 40°C em todas as regiões destacadas em laranja no mapa:

O órgão ressalta que, com a umidade relativa do ar entre 45 e 55%, a sensação térmica deve ser ainda maior no Centro-Leste.

 


Fonte: https://ndmais.com.br/tempo/temporais-com-ventos-fortes-e-granizo-atingem-sc-nesta-quarta-feira/

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?