Servidores de Porto Belo participam de curso sobre uso de Drones nos serviços ambientais

 

As analistas ambientais da Fundação do Meio Ambiente de Porto Belo – Famap Marília Castro de Melo e Thaís Marcolino Ribeiro participaram no mês de janeiro de uma capacitação sobre “Drones nos Serviços de Engenharia e Monitoramento Ambiental”. A organização do evento foi da Associação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), através de uma inciativa do Colegiado de Meio Ambiente da AMFRI, patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC), com apoio da Univali.

Ao todo, 25 servidores de diferentes municípios realizaram o curso em três etapas, iniciando com fundamentação teórica história, legislação e princípios de voos, sensores, fotografia e fotogrametria. A segunda etapa realizada foi à prática em simulador e planejamento de voo, procedida pela prática em campo e por fim, a última etapa foi de prática de laboratório para tratamento de dados obtidos na pilotagem dos drones.

A bióloga Marília Castro de Melo destaca a importância dos profissionais técnicos em capacitações como esta. “O uso de drones nos serviços de engenharia e monitoramento ambiental vem se popularizando. Após a capacitação com o curso teórico e prático da Amfri, o drone vai auxiliar a Famap fornecendo mais agilidade e possibilidade de observar  áreas de difícil acesso” – explica.

A capacitação foi administrada pelo Engenheiro Civil e Mestre em Gestão Territorial pela Universidade Federal de Santa Catarina, Guilherme Francisco Zucatelli. O curso seguiu rigorosamente todos os protocolos sanitários elaborados pelas portarias municipais e estaduais para prevenção contra a covid-19.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?