Saúde de Camboriú orienta sobre os cuidados necessários para evitar a Síndrome Respiratória Aguda Grave – Prefeitura de Camboriú

Os casos de Covid- 19 e doenças respiratórias aumentaram significativamente nos últimos dias em todo o mundo. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde de Camboriú, por meio do Departamento de Vigilância Epidemiológica, alerta sobre os cuidados necessários para evitar de contrair a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), um dos principais problemas causados pelo Coronavírus, trata-se de um conjunto de sinais e sintomas como: febre de início súbito, calafrios, dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta e problemas no olfato ou no paladar, que podem acarretar em complicações graves.

De acordo com o coordenador do Departamento de Vigilância Epidemiológica, Thiago Regiel Vilcinskas, as principais complicações podem ser: dificuldade ou desconforto para respirar, sensação de peso ou pressão no peito, menor oxigenação no sangue e rosto ou lábios roxos. “ É importante lembrar que ainda vivemos em um período de pandemia e que crianças também correm risco de contrair SRAG, sendo os principais sintomas: falta de ar, desidratação e falta de apetite”, ressaltou o enfermeiro.

Além das vacinas da Covid- 19 e Influenza, existem alguns cuidados que podem contribuir e evitar o contágio da SRAG. Higienizar as mãos frequentemente é um dos primeiros passos, pois é uma parte do corpo que tem contato com tudo ao redor. Ao sentir vontade de espirrar ou assoar o nariz é necessário proteger com lenço de papel, também é importante evitar tocar em mucosa de olhos, nariz e boca. É essencial não compartilhar objetos pessoais, manter os ambientes com ventilação e ter o mínimo de contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe. Ao apresentar sintomas de SRAG é necessário procurar a unidade de atendimento mais próxima de sua residência.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?