Saiba como funciona o corte a plasma embaixo d'água

O corte a plasma embaixo d’água foi utilizado pela primeira vez em meados do anos 70, mas muitas pessoas ainda se surpreendem ao se deparar com essa técnica. As fábricas que realizam o processo de corte plasma preferem muitas vezes trabalhar com o corte na água pois suas vantagens são únicas.

O corte de plasma pode conduzir uma corrente elétrica fortíssima pelo metal, derretendo-o rapidamente. Por isso, independente se a técnica é utilizada em uma mesa para corte a plasma fora, ou embaixo d’água — é muito utilizada e de preferência de muitos setores industriais.

Vantagens do corte a plasma embaixo d’água

Uma das poucas desvantagens desse processo é que nem todas as espessuras de material podem ser cortados abaixo d’água. O material mais cortado nesse processo é o aço carbono, porém para trabalhos na água o máximo que pode ser cortado é até 2 polegadas de espessura.

Esse fator não é uma desvantagem tão relevante já que 2 polegadas é o limite de perfuração para cortador de plasma de aço carbono, então não há na realidade nenhuma necessidade de ultrapassar este limite.

Veja mais vantagens da máquina de corte plasma atuando na água:

  • Redução do ruído;
  • Redução do brilho da tocha plasma;
  • Redução da fumaça;
  • Redução das distorções das peças cortadas;
  • Economia com EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Desvantagens do corte a plasma embaixo d’água

Certamente esse método não servirá para todo procedimento, e suas desvantagens devem ser levadas em conta sobre a qualidade do corte, econômia e até mesmo sobre o tempo de serviço.

Veja mais desvantagens da máquina de corte plasma atuando na água:

  • O descarte da água deverá ser realizado por profissionais, pois muitas vezes pode ter resíduos tóxicos contaminando o líquido;
  • A limpeza deverá ser regular, pois os respingos de água suja caem no chão;
  • As partículas finas suspensas na água irão assentar e ficar grudados na parte superior da chapa durante o corte.

Como é realizado esse processo?

O processo embaixo d’água acontece quando uma cortina de ar é utilizada para criar uma pequena porção de ar em volta da ponta da tocha plasma, protegendo o arco da água. Para garantir as qualidade e eficiência desse processo é necessário atenção, veja abaixo algumas dicas para a máquina de solda plasma:

  • É preciso reduzir a velocidade do corte dos materiais com espessura maior de 1 polegada;
  • A cortina de ar e a pressão deve ser ajustada de acordo com as recomendações do fabricante da máquina de plasma para corte, ou então a qualidade do corte nas bordas será afetada;
  • As espessuras menores que ¼” não são geralmente recomendadas para corte embaixo d’água.

….

Postar no WhatsApp Facebook Twitter Pinterest WhatsApp

    gabriel

    Fonte: www.portaldenoticias.net/saiba-como-funciona-o-corte-a-plasma-embaixo-dagua

    Facebook Comentários

    Iniciar conversa
    Vamos anunciar?