Roberto Leal chega a Porto Belo nesta sexta-feira (16)

O cantor português Roberto Leal é uma das atrações da 25º Açor, em Porto Belo, e na sexta-feira, dia 16, o artista concede entrevista à imprensa no Hotel Morro do Sol.

0

O cantor português Roberto Leal é uma das atrações da 25º Açor, em Porto Belo, e na sexta-feira, dia 16, o artista concede entrevista à imprensa no Hotel Morro do Sol. Este ano Porto Belo sedia a maior festa da Cultura açoriana do Estado de Santa Catarina, entre os dias 16 e 18, com a presença de mais de 40 expositores com artesanatos e grupos tradicionais.

Roberto Leal, 66 anos, é o nome artístico de Antônio Joaquim Fernandes. Cantor, compositor e ator português radicado no Brasil, emigrou para o Brasil aos nove anos e depois de trabalhar como sapateiro e vendedor de doces iniciou a carreira musical.

Em 1971, alcançou seu primeiro grande sucesso com “Arrebita”, conhecida pelo seu refrão “Ai cachopa, se tu queres ser bonita, arrebita, arrebita, arrebita”, após aparição no Programa do Chacrinha. Logo após, começou a ganhar grande popularidade se apresentando em diversos programas de auditório no Brasil.

Em 1978, participou do filme Milagre – O Poder da Fé, que contou com participação especial de alguns nomes importantes como o apresentador Chacrinha, Elke Maravilha e a atriz Lolita Rodrigues. Lançado em 1979, o filme aborda a história de sua vida. Dirigido por Hércules Breseghelo, teve partes filmadas na cidade natal do cantor.

Além do repertório romântico-popular, em seus discos costuma trabalhar a mistura de ritmos lusitanos aos brasileiros, além de gravar em estilos tipicamente brasileiros como o forró. Quase todo seu repertório é composto de faixas de sua autoria e em parceria com a esposa Márcia Lúcia, com quem é casado e tem três filhos brasileiros, dentre eles o produtor musical Rodrigo Leal. A canção “A Festa Ainda Pode Ser Bonita” serviu de inspiração para a música Vira-Vira, sucesso da banda Mamonas Assassinas na década de 1990.

 

Fonte: Folha do Estado

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.