PREFEITURA DIVULGA PESQUISA DE PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DAS PRAIAS BANDEIRA AZUL

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, divulgou os dados da pesquisa de percepção dos usuários das praias Bandeira Azul. A pesquisa da temporada 2020/2021 foi realizada pelo corpo técnico da Setur, com o apoio dos monitores que atuaram nas praias e estagiários do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor.

 

O objetivo foi identificar o perfil do usuário das praias, a fim de contribuir para a tomada de decisões do poder público e para a gestão integrada atual e futura destes locais. Além disso, os dados fornecem informações para a comunidade, trade local, empreendedores e interessados na temática.

 

De 1º de fevereiro a 12 de abril de 2021, foram realizadas 192 entrevistas nas três praias. Do total, 99,4% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio das regiões Sul (83%), Sudeste (9,4%) e Centro-Oeste (6,3%), e 0,52% eram paraguaios.

 

Quanto ao aspecto mais importante em uma praia Bandeira Azul, aproximadamente 36% apontaram a limpeza de praia, 12% a balneabilidade e 9% a infraestrutura. Numa escala de 1 a 5, a nota média de avaliação da limpeza das praias foi de 4,73, sendo que 93,7% afirmaram que o lixo presente na praia é consequência da falta de conscientização dos usuários e 18,2% da produção proveniente de bares e restaurantes.

 

A pesquisa apontou que 47,4% dos turistas optaram por se hospedar em imóveis de aluguel, enquanto 33,7% escolheram hotéis, pousadas e similares. Com relação à Taxa de Preservação Ambiental – TPA, 92% dos entrevistados consideram adequado destinar recursos da taxa para melhorar a gestão das praias. A intenção de retornar à praia certificada foi apontada por 97,9% dos entrevistados. Os resultados completos estão disponíveis no link:

http://bit.ly/PesquisaBandeiraAzul2020-2021.

 

Próxima temporada Bandeira Azul

 

Para a temporada 2021/2022, o objetivo é hastear a bandeira novamente nas três praias certificadas, Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Para isso, o Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas vem planejamento e executando ações para atender os critérios da certificação e buscar melhorias na gestão das praias. Uma delas foi a participação no XIV Workshop Nacional do Programa Bandeira Azul, que aconteceu no dia 03 de maio de 2021, de forma online. O evento teve como objetivo unir a comunidade Bandeira Azul e auxiliar os gestores de praias na preparação da documentação dos candidatos ao prêmio para a próxima temporada.

 

A participação no evento é obrigatória para cidades e empresas que estão no processo de obter a certificação. Representaram o município de Bombinhas a turismóloga da Setur, Keli Regina Benvegnú; Luidgi Marchese, especialista em gestão e certificação de praias; e Jaime Sant’Ana Jr., representante da comunidade.

 


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?