PREFEITURA DIVULGA PESQUISA DE PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS DAS PRAIAS BANDEIRA AZUL

A Prefeitura de Bombinhas, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico – Setur, divulgou o resultado da pesquisa da temporada 2021/2022 nas praias Bandeira Azul. O objetivo é analisar a percepção dos usuários que frequentam estas praias, a fim de contribuir para a tomada de decisões do poder público e para a gestão integrada destes locais. Os dados também fornecem informações para a comunidade, empresários e interessados na temática.

 

De 1º de fevereiro a 17 de abril de 2022, foram realizadas 209 entrevistas nas três praias premiadas: Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Do total, 71,6% dos entrevistados eram brasileiros, com predomínio das regiões Sul (82%) e Sudeste (11,5%).

 

Quanto aos aspectos mais importante em uma praia Bandeira Azul, mais da metade (61%) apontou a limpeza de praia. Em segundo lugar, ficou a tranquilidade e ausência de som (14%) e, em terceiro, a proibição de animais domésticos e qualidade da água do mar (ambos com 10,15%).

 

A nota média de avaliação da limpeza das praias ficou em 4,75, em uma escala de 1 a 5, sendo que a falta de conscientização dos usuários da praia e os resíduos provenientes de bares e restaurantes foram os dois principais fatores apontados sobre o lixo presente nas praias.

 

A pesquisa revelou ainda que 99,5% dos entrevistados têm intenção de retornar à praia visitada e 98% recomendariam a praia para outras pessoas. Com relação à Taxa de Preservação Ambiental – TPA, 90% consideram adequado destinar recursos da taxa para melhorar a gestão das praias. Os resultados completos estão disponíveis no link: https://bit.ly/PesquisaBA2021-2022.

 

A pesquisa foi realizada pela equipe técnica da Setur, com o apoio dos monitores que atuaram nas praias e estagiários do Ensino Médio Integrado à Educação Profissional, da Escola de Educação Básica Maria Rita Flor.

 

Próxima temporada

 

Para a temporada 2022/2023, o objetivo é hastear a bandeira novamente nas três praias premiadas, Conceição, Mariscal e Quatro Ilhas. Para isso, o Comitê Gestor do Bandeira Azul de Bombinhas já está trabalhando com os dados da pesquisa, informações e experiências da última temporada, buscando a melhoria nos protocolos de atuação para o aprimoramento da qualidade de gestão das praias.

 

O processo de renovação iniciou no mês de maio, com a participação no XV Workshop Nacional do Bandeira Azul, além da inscrição e entrega da documentação, que será submetidaa à avaliação de um júri nacional, em junho, e de um internacional, em setembro. O operador nacional do programa Bandeira Azul deverá oficializar o resultado da premiação para a temporada 2022/2023 no mês de outubro.

 


Source link

Facebook Comentários

Vamos anunciar?