Porto Belo orienta moradores em caso de deslizamento de terra por conta da chuva

O Município não tem registro de movimento de terra, mas orienta que moradores fiquem em alerta.

O Município de Porto Belo, assim como toda a região, vem sendo atingido pelas chuvas da última semana. A Defesa Civil orienta que os moradores fiquem atentos, principalmente aos deslizamentos de terra, já que o solo encontra-se encharcado. Até o momento, não houveram registros de deslizamento na cidade e a Defesa Civil segue monitorando.

O coordenador de Defesa Civil de Porto Belo Claudio Silvino explica que a preocupação é maior com as pessoas que moram em encostas de morros, mas que tudo está sob controle na cidade. “Ainda não registramos nenhuma movimentação de terra ou sinais de que possa haver, mas pedimos sempre que os moradores fiquem atentos e nos acione sempre que houver algo diferente nas proximidades de suas casas” – destaca.

O geólogo da  Fundação do Meio Ambiente Rafael Holst destaca a importância de os moradores de encostas observarem o local, principalmente quando ocorrem vários dias de chuva. ” É importante os moradores terem consciência de que em casos de risco iminente, com deslizamentos pontuais no local ou entorno já ocorrendo ou em vias de ocorrer, é necessário acionar imediatamente a Defesa Civil e se possível, deixar a residência. Estar atento a blocos rochosos imersos nesses solos instáveis também é fundamental” – explica o geólogo.

Em áreas de encostas, é importante ficar atento a fendas ou rupturas no solo, árvores ou postes de energia fora de sua inclinação natural, trincas em pavimentos ou danos em estruturas rígidas de construção, como paredes, portas e janelas que não fecham ou quebra de tubulações. 

A Defesa Civil de Porto Belo pode ser acionada através do telefone (47)  9 88699046. 

 

​Foto: Bairro Araçá, onde foi realizado obra de contenção em outubro de 2020. ​


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?