Por que é importante ter saneamento básico?

Ter saneamento básico é um fator essencial para um país ser chamado de desenvolvido. Os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos levam à melhoria da qualidade de vidas das pessoas, sobretudo na saúde infantil e a na redução da mortalidade infantil.

De acordo com a diretora presidente da Águas de Bombinhas, Reginalva Mureb, o saneamento básico também contribui para melhorias na educação, na expansão do turismo, na valorização dos imóveis, na renda do trabalhador e na preservação dos recursos hídricos.

Em 2017, segundo o Ministério da Saúde, foram notificadas mais de 258 mil internações por doenças de veiculações hídricas no país. Em 20 anos (2016 a 2036), considerando o avanço gradativo do saneamento, o valor presente da economia com saúde, seja pelos afastamentos do trabalho, seja pelas despesas com internação no SUS, deve alcançar R$ 5,9 bilhões no país.

Em Santa Catarina, a concessionária Águas de Bombinhas já implantou um sistema próprio de captação, tratamento e distribuição de água. A empresa agora trabalha para implantar o sistema de tratamento de esgoto da cidade, e ajudar a melhorar os índices de qualidade de vida do município.

 

Facebook Comentários

Vamos anunciar?