NO ANIVERSÁRIO DE 30 ANOS DE BOMBINHAS O “MEMORIAL VIAGEM PELO TEMPO” TEVE LUGAR DE DESTAQUE.

Uma das mais importantes atrações da Festa de aniversário dos 30 anos de Bombinhas foi o espaço Memorial Viagem pelo Tempo, que através de imagens, documentos e cenários, ajudou os visitantes a compreender a dinâmica dos acontecimentos históricos da colonização do município e a transição até os dias atuais. 

 

Para acontecer o projeto contou com a colaboração de especialistas, através da pesquisa, curadoria e roteiro de Marcos Aurino Pinheiro, Direção artística de Roberto Rezende e Renato Villaroca e colaboração de Silvana Matias Leone coordenadora do Programa Escola do Mar (Pmar), que em conjunto às famílias tradicionais de Bombinhas geraram um acervo de fotos, patrimônios materiais centenários, além de documentos que fundamentam parte do projeto de Inventário Cultural da cidade. 

 

O acervo foi composto por fotos do arquivo da Biblioteca pública Municipal, fotos de Rosane Luchtenberg, Santiago Asef, Maycon Rodrigues, arquivo público da Marinha dos Estados Unidos e do Brasil, Gabriel Furtado, Adnir Ramos, designer gráfico dos Irmãos Villaroca, e patrimônio das famílias tradicionais.

 

O Memorial oportunizou às pessoas viajarem pelo passado, presente e futuro. No passado uma série de painéis e vídeos apresentam a chegada dos primeiros navegantes, uma mostra de mapas antigos relacionam as tribos indígenas da América do Sul através da cultura do amendoim e da mandioca  com os primeiros colonizadores, e reforçam o quanto destes conhecimentos embasam as atividades econômicas exercidas pelos Europeus e africanos que nestas terras fizeram os primeiros assentamentos coloniais, bem como a contribuição destes povos para a formação sociocultural da Península. 

 

A exposição apresenta também a chegada das primeiras famílias e de grandes personagens negros que compuseram o quadro social da região, a cultura tradicional pesqueira e dos engenhos que até hoje são praticadas por esse povo híbrido e culturalmente rico e diverso. 

 

No Presente, um compilado de fotografias e projeções evidenciou as belezas naturais da cidade e seu crescimento na última década. No futuro foi criado uma imersão com cores verdes representando as florestas e as matas da cidade e as cores azuis representando as águas e seus mares cristalinos. 

 

 


Source link

Facebook Comentários

Vamos anunciar?