MISSA DE ABERTURA DA PESCA DA TAINHA 2022

Acontece no domingo, 24 de abril, às 10 horas, na Praia de Bombas, com acesso pela Rua Tucano, uma Missa com participação de todos os atores envolvidos no processo da pesca artesanal da tainha, envolvendo pescadores e familiares, comunidade em geral e visitantes. A celebração desse ano, em sua 13ª edição, é muito especial para a comunidade pois os últimos dois anos a missa não foi realizada na praia, como é tradicionalmente, em função das restrições sanitárias. E se junta para pedir a abundância nas redes e lanços, a paz na praia e no mar, e saúde para vivenciar tranquilamente a espera dos cardumes.

Por se tratar tanto a atividade, quanto seus artefatos e funções, uma das características mais marcantes da identidade cultural local, a celebração comemorativa tem o apoio da Fundação Municipal de Cultura de Bombinhas.

Faz-se importante ressaltar que a “Pesca Artesanal da Tainha com Canoas de Um Pau Sóde Bombinhas” é protegida como Patrimônio Cultural Imaterial de Santa Catarina, termo de registro entregue ao município em 5 de maio de 2019, pela Fundação Catarinense de Cultura – FCC.

Ainda, tem a proteção como “Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural” do Estado de Santa Catarina, conforme Lei Nº 15922,/2012, e Municipal pela Lei 1285/2012. E, a Lei Municipal Nº 1320/2013, normatiza a prática de esportes náuticos e navegação de embarcações de lazer e industrial.

A pesca artesanal da tainha de arrastro de praia inicia dia 1º de maio e deve seguir até meados de julho, os pescadores aguardam a portaria que normatiza a atividade, em todos os segmentos, divulgada anualmente pelo Ministério da Pesca e Aquicultura e do Ministério do Meio Ambiente, ainda não emitida em 2022.

 

O quê: Missa de Abertura da Pesca da Tainha 2022

Quando: Domingo, 24 de abril, às 10 horas

Onde: Praia de Bombas, acesso pela Rua Tucano

Realização: Comunidade Pesqueira

Apoio: Paróquia Nossa Senhora Imaculada Conceição e Prefeitura de Bombinhas por meio da Fundação Municipal de Cultura

 


Source link

Facebook Comentários

Vamos anunciar?