Ligações clandestinas prejudicam o abastecimento de água em Bombinhas

As ligações clandestinas de água estão entre os maiores problemas que afetam o setor de distribuição de água em todas as cidades. De acordo com a Águas de Bombinhas, essas ligações prejudicam não só a saúde da família abastecida pelas ligações clandestinas, como de toda a comunidade

. As fraudes ou os famosos ‘gatos’, como são chamados, comprometem a estrutura física da rede em função de infiltrações.

Como geralmente o material utilizado para este tipo de procedimento é inadequado, acaba causando vazamentos na rede e, consequentemente, o desperdício de água.

O ‘gato’ e toda infração causada propositadamente pelo usuário com o intuito de distorcer o real consumo de água, é irregular e ilegal. “É fundamental que a população tenha consciência sobre a importância de fazer o consumo de forma adequada”, explica o gestor operacional da Águas de Bombinhas, Gabriel Fasola.

Quando a fraude é comprovada, o usuário é notificado, paga multa, além arcar com os custos de um possível dano ou violação. Além disso, se for flagrado pela Polícia Civil, responde por crime de furto (Art. 155 do Código Penal).

É importante que, a população colabore e se souber de alguma ligação clandestina denuncie, pois estará contribuindo para melhorar o abastecimento de água de toda a cidade.

 


 

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?