Junho Violeta: Mês de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a violência contra os idosos consiste em “Um ato único, repetido ou a falta de ação apropriada, ocorrendo em qualquer relacionamento em que exista uma expectativa de confiança que cause danos ou sofrimento a uma pessoa idosa.”

 

É uma questão social que afeta a saúde e os direitos humanos de milhões de cidadãos da terceira idade e que merece a atenção. Hoje o mundo mudou, estamos passando por uma pandemia, onde a pessoa idosa encontra-se em isolamento social em instituições de longa permanência, em suas próprias casas ou com a família, e sem perceber muita das vezes transformamos a pessoa idosa em cidadãos invisíveis e nem mesmo com leis avançadas, como o Estatuto do Idoso, seus direitos são respeitados.

 

É preciso romper o pacto do silêncio, é importante que profissionais, familiares, cuidadoras (es) e vizinhas (os) fiquem atentas (os) a qualquer sinal de violência, já que, ainda que constantes, as agressões podem não deixar marcas visíveis. Para a coordenadora do Núcleo da Cidadania e Direitos Humanos (NUCIDH), Dra. Mariana Gonzaga Amorim, a atuação em conjunto é muito valorosa. “Em suma, a legislação protege a integridade da pessoa idosa contra qualquer tipo de violência e maus-tratos, mas só terá efetividade a partir da mobilização de toda a sociedade em prol dessa parcela da população” , diz.

 

A Prefeitura Municipal de Bombinhas, através da Secretaria de Assistência Social, conta com um braço importante nessa luta da conscientização da violência da pessoa idosa, a coordenadoria de políticas públicas para a pessoa idosa, trabalhando com inclusão de políticas pública criando mecanismos de proteção social, para que o sonho de ter uma velhice plena, com direito à vida, à paz, à diversidade, à inclusão social, à cidadania, à boa qualidade de vida e ainda tantos outros direitos de atenção, segurança e envelhecimento saudável.

 

Venha conhecer um pouco mais dessa política pública, visite a coordenadoria e participe  das reuniões do Conselho do Idoso que acontece toda segunda terça-feira do mês.

 

Para maiores informações entre em contato com a Secretaria de Assistência Social através do telefone 47-3393-9535.

 

DENUNCIE:

DISQUE 100, OPÇÃO 2 PARA DENÚNCIA DE VIOLÊNCIA CONTRA A PESSOA IDOSA.

A LIGAÇÃO É GRATUITA E EU ANONIMATO SERÁ GARANTIDO.

 


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?