INVESTIMENTOS EM TRATAMENTO DE ESGOTO AUMENTA A RENDA DAS FAMÍLIAS

Dados do Painel Saneamento Brasil apontam que há grande diferença no que diz respeito à renda do trabalho no turismo das pessoas com saneamento básico e os que residem em locais sem acesso aos mesmos serviços. Estima-se que, no Brasil, a diferença salarial desses trabalhadores é de cerca de R$ 1.200. Em Bombinhas, cidade que tem no turismo sustentável um de seus pilares econômicos, a implementação do sistema de esgoto é considerada imprescindível para a manutenção da atividade no município.

 

Para o presidente do Conselho Municipal de Turismo de Bombinhas (Contur), Mario Martins de Paula, o esgotamento é fundamental para a cidade pois evita riscos de contaminação por descarte irregular e vazamentos nos rios e córregos, que por consequência desaguam no mar. “Uma cidade com tratamento de esgoto completo mostra respeito à sua população e aos visitantes que aqui vem, e virão”, completa ele.

 

Os investimentos em saneamento básico, portanto, estimulam o turismo e impactam diretamente na cadeia econômica local. Uma das justificativas apontadas pelos especialistas para explicar este estímulo é a despoluição de rios, lagos e mares. Segundo dados do Instituto Trata Brasil, se o serviço de saneamento básico no país fosse universalizado, o país teria um ganho de R$ 7 bilhões por ano com o turismo.

 

“A balneabilidade das águas, aliada a investimentos em infraestrutura, é determinante para a escolha de uma localidade, uma vez que as pessoas estão mais conectadas com a natureza, preocupadas com a saúde e com o meio ambiente”, aponta Reginalva Mureb, presidente da Águas de Bombinhas.

 

Além disso, com o setor valorizado, a geração de renda aumenta para os trabalhadores da área e para os comerciantes locais. Essas são apenas algumas das vantagens das quais Bombinhas irá desfrutar, assim que o novo sistema de esgotamento for construído.

 

Para o secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Bombinhas, Marcos Paulo Alves Moares, o planejamento do turismo requer a aplicação dos princípios de sustentabilidade a todos os componentes do produto turístico, desde mobilidade, saneamento, utilização de fontes de energia renováveis, entre outros.

 

“Fazer turismo em um destino despoluído e sem riscos à saúde significa uma viagem mais tranquila e segura para toda a família, e o saneamento é um dos pilares que sustentam a infraestrutura das melhores cidades turísticas do mundo. Bombinhas busca estar entre esse seleto grupo de destino turísticos”, completa.

 

Atualmente, o projeto de esgotamento da cidade passa por licenciamento ambiental e aguarda a autorização do Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) para dar início nas obras.

 


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?