Fumaça dos incêndios do Pantanal está sobre SC

Uma das imagens de satélite da manhã desta quarta-feira mostra a grande quantidade de fumaça que está pelo Brasil e países vizinhos.

Fumaça de incêndios como do Pantanal.

Na imagem de satélite a fumaça aparece dentro dessa delimitação.

O que aparece em tom de cinza mais forte – perto do branco – são as nuvens naturais. A fumaça é o cinza mais transparente. Vejam que ela está sobre toda Santa Catarina

Olhando daqui de baixo a fumaça aparece mais nas cidades onde agora de manhã temos menos nuvens.

Nestas cidades percebemos a fumaça na atmosfera pelo fato do céu não ficar com aquele azul característico em dias sem nuvens.

Uma das cidades que da para ver melhor é Chapecó. Nesta manhã a colega de NSC TV Fernanda Moro fez fotos que mostram o tom mais de cinza do céu da região.

 

QUAL O MOTIVO DA FUMAÇA EM SC

Entre hoje e a sexta-feira vamos ter um vento em altitude – mais ou menos a 1,5 km de altura – do Centro Oeste do Brasil para o nosso Estado. Esse vento chamamos de Jato de Baixos níveis. É ele que irá trazer o forte aquecimento de amanhã

Abaixo temos uma estimação da dispersão desta fumaça amanhã. Vejam que novamente seguriá por SC. A intensidade dessa fumaça deverá até aumentar como mostra as cores em tom de vermelho.

CONSEQUÊNCIAS

A primeira é a qualidade de ar que diminui muito com a presença da fumaça. Outra condição é que o céu não deverá ser tão azul como é característico de dias de sol. O céu fica como se tivesse uma espécie de névoa. E por último, depois da presença da fumaça, a primeira chuva poderá trazer novamente água escura dessa chuva.

Fonte: https://www.nsctotal.com.br/colunistas/puchalski/fumaca-dos-incendios-do-pantanal-esta-sobre-sc


Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?