Educação realiza formação com profissionais da educação infantil – Prefeitura de Camboriú

Foi dado início nesta segunda-feira, dia 26, as formações continuadas Aperfeiçoando Saberes, que em 2021, contemplam na Educação Infantil quase 500 profissionais. Participam dos encontros formativos monitores, professores regentes e de área, monitores de educação inclusiva, coordenadores e suporte pedagógico. Monitores e serventes também terão formações voltadas a sua área de atuação.

A formação desta semana, que ocorre seguindo às medidas de segurança em saúde contra a Covid-19, contempla o tema da alimentação saudável dentro das escolas, reforçando a importância de uma alimentação nutritiva durante a primeira infância, para um desenvolvimento saudável das crianças.

“De acordo com os estudos mais recentes do campo da Neurologia, é nos primeiros dois anos, que os hábitos alimentares, da criança, são formados. Logo, ao olharmos para o contexto da educação infantil, onde muitas das crianças ingressam por volta dos quatro meses, vemos que é nessas instituições que grande parte desse hábito alimentar é formado” comentou a nutricionista da Educação, Lísia Carla Toniazzo.

Ao final da formação, por meio de uma aula prática, os profissionais aprenderam a criar pratos não só deliciosos como bonitos e convidativos aos olhos dos alunos, que entre o berçário e o maternal, fazem até quatro refeições por dia, dentro das unidades de ensino. Nesta segunda e terça-feira, as formações são voltadas aos profissionais das Pré-Escolas, enquanto que nos próximos dias, as formações serão destinadas ao Berçário e o Maternal.

“Com mais de 11 milhões de refeições servidas nos últimos quatros anos, aos alunos das escolas municipais de Camboriú, essas formações vem ao encontro da contínua qualificação da merenda escolar de nosso município. Ao todo, cinco tipos de fruta e mais de 10 tipos de legumes são incorporados às refeições”, salientou a secretaria de Educação de Camboriú, Tathiana Ruivo Foresti.

O que é o Aperfeiçoando Saberes

O Aperfeiçoando Saberes é um projeto de formação continuada, ofertada na hora atividade do docente, que iniciou em 2019, com a proposta de atingir todos os profissionais da rede municipal de ensino, ligados diretamente à educação. Em 2020, a exemplo de todo o mundo, o projeto foi obrigado a se reinventar, em razão da pandemia da Covid-19, passando a ocorrer de forma remota, por meio de vídeochamadas. Em 2021 o projeto volta ao formato presencial, porém, respeitando as restrições sanitárias em prevenção ao coronavírus.

“Nas formações deste ano, incorporamos uma série de cuidados, reduzindo a quantidade de profissionais por formação, assim como salientando a importância do distanciamento entre os participantes, o uso de máscaras de proteção e álcool em gel”, explicou à secretária.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?