Educação promove formação com profissionais da Educação Infantil – Prefeitura de Camboriú

Foi dado início na última segunda-feira, dia 17, a mais um ciclo de formações continuadas Aperfeiçoando Saberes, que em 2021, contemplam na Educação Infantil quase 500 profissionais. Seguindo às medidas de segurança em saúde contra a Covid-19, monitores, professores regentes e de área, monitores de educação inclusiva, coordenadores e suporte pedagógico foram separados em turmas. Já profissionais com comorbidades puderam acompanhar a formação por meio de transmissões online.

A formação desta semana aborda as dimensões que envolvem o currículo dos alunos do berçário, maternal e pré-escola, assim como sua importância na formação de uma sociedade saudável. Para isso, palestras ministradas aos profissionais, se uniram a aplicação de dinâmicas descontraídas, trabalhando os conceitos de forma lúdica.

“Tudo o que transforma a criança na escola é considerado um elemento do currículo, como o tipo do cardápio oferecido, a prática pedagógica do professor, sua forma de planejar as experiências e avaliar os alunos, a humanização dos espaços externos, todos esses aspectos estão sendo discutidos neste segundo módulo”, pontuou a secretária de Educação, Maria Alice Pereira.

 

O Aperfeiçoando Saberes

O Aperfeiçoando Saberes é um projeto de formação continuada, ofertada na hora atividade do docente, que iniciou em 2019, com a proposta de atingir todos os profissionais da rede municipal de ensino, ligados diretamente à educação. Em 2020, a exemplo de todo o mundo, o projeto foi obrigado a se reinventar, em razão da pandemia da Covid-19, passando a ocorrer de forma remota, por meio de videochamadas. Em 2021 o projeto volta ao formato presencial, porém, respeitando as restrições sanitárias em prevenção ao coronavírus.

“Nas formações deste ano, incorporamos uma série de cuidados, reduzindo a quantidade de profissionais por formação, assim como salientando a importância do distanciamento entre os participantes, o uso de máscaras de proteção e álcool em gel”, explicou à secretária.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?