Dúvidas gerais • Alteração de voo pela companhia aérea

Alterações de voos acontecem todos os dias, por vários motivos. Alterações de voos acontecem todos os dias, por vários motivos. Falando de Viagem
Ao comprarmos uma passagem aérea, escolhemos a empresa, o dia e os horários dos voos. Algumas vezes, a companhia aérea precisa ajustar sua malha aérea, e altera o horário ou dia do voo. Em alguns casos, pode haver até o cancelamento da rota. Quando há mudança de horário, isso pode impactar na conexão, assim como pode prejudicar algum compromisso do passageiro.
Leia também: O que o passageiro deve fazer caso seja avisado de mudança de horário do voo?
Veja o que a ANAC diz sobre mudanças de horários:
"Qualquer alteração feita pela empresa aérea, em especial quanto ao horário do voo e o seu itinerário (como a mudança de um voo direto para um voo com escala ou conexão), deve ser informada ao passageiro no prazo de até 72 horas antes da data do voo original.
Fique atento! A empresa pode alterar o horário do voo em até 30 minutos em voos domésticos e em até 1 hora em voos internacionais desde que avise com o mínimo de 72 horas antes da data do voo original. Se avisadas com antecedência elas não geram qualquer obrigação à empresa aérea.
Se esta informação não for repassada ao passageiro dentro do prazo ou a alteração for superior a 30 minutos (voos domésticos) e a 1 hora (voos internacionais) em relação ao horário de partida ou de chegada, a empresa aérea deverá oferecer ao passageiro as alternativas de reembolso integral da passagem aérea ou reacomodação em outro voo da própria empresa ou de outra.
Caso o passageiro não seja informado e compareça ao aeroporto, tomando conhecimento da alteração somente no local, a empresa aérea deverá oferecer, além das alternativas de reembolso e de reacomodação, a execução do serviço por outro meio de transporte e a assistência material, quando cabível."
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É sempre importante conhecer os seus direitos. Além disto, no caso de dúvidas, vale em primeiro lugar ligar para a companhia aérea, para ter um posicionamento oficial. Se não for satisfatório, você deve reclamar, e em último caso acionar a justiça.
Leia também: Como entrar com um processo no Juizado Especial
Vale lembrar que em caso de mudanças você pode pedir o cancelamento da passagem aérea sem ter que pagar nenhuma multa, recebendo o valor total que pagou pela passagem aérea e pelas taxas de embarque.
Restou alguma dúvida? Pergunte, que o Ajudante responde.
Boa viagem!
E você, já teve problemas com alteração de voos? Como resolveu? Conte para nós a sua experiência!

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