DIA MUNDIAL SEM TABACO: ENTENDA O PAPEL DO TABAGISMO NA SUA SAÚDE

O Dia Mundial sem Tabaco – 31 de maio – foi instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao consumo de tabaco, nas suas mais variadas formas: fumado, inalado, aspirado, mascado ou absorvido pela mucosa oral, através do cigarro convencional, cigarros de tabaco aquecido, narguilé, cigarros eletrônicos, entre outros dispositivos. Além de que, o compartilhamento destes dispositivos, favorece a transmissão de microorganismos, causadores de doenças, como Covid 19, todos os tipos de gripe e herpes labial.

 

O tabagismo constitui um fator importante fator de risco para o desenvolvimento de doenças, tais como tuberculose, infecções respiratórias, úlcera gastrintestinal, impotência sexual, infertilidade em mulheres e homens, osteoporose, catarata, além de causar a maior parte de todos os cânceres de pulmão e ser um fator de risco significativo para acidentes cerebrovasculares e ataques cardíacos.

 

Os produtos de tabaco que não produzem fumaça também estão associados ao desenvolvimento de câncer de cabeça, pescoço, esôfago e pâncreas. O consumo de tabaco e seus derivados mata cerca de 8 milhões de indivíduos a cada ano em todo o planeta.

Ao parar de fumar os benefícios à saúde são quase imediatos:

• Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal.

• Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue.

• Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza.

• Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor.

• Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros e o paladar já degustam melhor a comida.

• Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora.

• Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade.

• Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram.

 

“Sabemos que parar de fumar não é algo simples ou fácil, mas se não tentar, nunca terá a oportunidade de sentir os perfumes e sabores de uma vida saudável novamente. A Equipe de Combate ao Tabagismo sempre estará ao seu lado, para alcançar a este propósito! Se você deseja, realmente, cessar este hábito e necessita de auxílio profissional, procure o Posto de Saúde (UBS) mais próximo de sua residência e realize a sua inscrição ao Grupo de Combate ao Tabagismo. Em breve, estaremos retornando as nossas atividades.” Declara o  Dentista Carlos Takayuki Yamanaka.”

 

 

Assista a este vídeo, como uma forma de incentivo: https://youtu.be/Mir_RidZbYg

 

Se você quer parar de fumar, procure uma UBS mais próxima de sua residência e realize a sua inscrição no Grupo de Combate ao Tabagismo, o tratamento é gratuito, basta estar com a vacinação contra a Covid-19 em dia.

 

Equipe de Combate ao Tabagismo

Tel.: 047 35143477

E-mail: gctabagismobombinhas.sc@hotmail.com


Source link

Facebook Comentários

Vamos anunciar?