DIA MUNDIAL DA LIMPEZA: PRAIAS DE BOMBINHAS RECEBERAM AÇÕES DE VOLUNTÁRIOS

No dia 25 de setembro deste ano, ocorreu no município o Dia Mundial de Limpeza Praias e Rios, mundialmente conhecido como Clean Up Day. Trata-se de uma ação mundial que desde 2011 mobiliza milhares de pessoas para a retirada de resíduos sólidos destes ecossistemas. A limpeza foi realizada nas praias e/ou rios de Bombas/Ribeiro, Quatro Ilhas, Mariscal, Conceição e Zimbros e contou com cerca de 44 voluntários, distribuídos nestes pontos. 

 

Em Bombinhas a ação foi promovida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Amparo ao Meio Ambiente de Bombinhas (FAMAB) e contou com os seguintes apoiadores: Secretarias Municipais de Educação, Infraestrutura Urbana, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Assistência Social e da Pesca, Programa Escola do Mar, Instituto Tartabinhas, Águas de Bombinhas, AEMB/CDL, Say Muller e Parley for the Ocean. 

 

No total foram coletados 5542 itens de resíduos distribuídos nas seguintes categorias: Plástico/Micro Plástico; Borracha, Madeira Processada, Produtos têxteis, Papel, Metal, Vidro ou cerâmica; Materiais de pesca e Outros resíduos (p.e. bitucas de cigarro). Desse total de itens, 4171 foram considerados passíveis de reciclagem, sendo então destinados para tal. 

 

Os demais itens (como bitucas de cigarro, fraldas e entulhos) foram classificados como rejeitos e/ou resíduos orgânicos e armazenados em sacos pretos para destinação à coleta convencional. Destes, foram coletados um volume total de 1500 litros nas cinco praias.

 

Embora o município possua serviço de coleta seletiva e convencional de Resíduos Sólidos Urbanos, para o bom funcionamento e sucesso do serviço prestado é necessário que todos façam a sua parte, pois somente quando cada um assumir as suas co-responsabilidades perante o ciclo de vida dos materiais é que teremos melhorias na gestão dos resíduos sólidos

 

Figura 1. Quantidade de itens coletados (porcentagem) nas praias do município onde foi realizada a Limpeza.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?