Descubra como funciona o inversor de frequência

De uma maneira simples e direta, os inversores de frequência são dispositivos responsáveis por variar a velocidade de giro de um motor por indução. Esse é mais um dos exemplos da automação sendo essencial para agilizar a produção e os serviços realizados pelos funcionários de uma fábrica, oficina, entre outras especialidades.

De acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, de 2012 a 2018, o Brasil registrou 16.455 mortes e 4.5 milhões acidentes.O controlador eletrônico é um método seguro de operar máquinas sem que o operador tenha que ter contato direto com o equipamento, um dos maiores causadores de acidentes de trabalho industrial.

Características principais

O conversor de frequência tem função de variar a rotação de um motor trifásico pela mudança de frequência que o mesmo proporciona automaticamente ou através de um comando por seus contatos de saída.

A frequência fornecida pela rede e/ou frequência de entrada do motor determina a velocidade sincronizada do campo elétrico pela qual o motor trabalha, dessa forma, possibilita alternar a velocidade que o motor atua.

Dependendo do modelo do equipamento é possível trabalhar com a menor variação e em seguida alterar para uma frequência de saída mais rápida. Veja algumas vantagens do inversor de frequência:

  • Automatização, segurança e flexibilidade em processos industriais;
  • Substituição de variadores mecânicos e eletromagnéticos;
  • Instalação simples e rápida;
  • Diminuição de choques mecânicos na partida do motor;
  • Precisão e processos;
  • Menos intervenção humana, menos acidentes;
  • Economia de energia elétrica;
  • Maior durabilidade de engrenagens e outros componentes mecânicos.

A importância de um inversor de frequência

Independente do modelo e do preço inversor de frequência, podemos perceber que as vantagens são inúmeras. Se o local onde trabalha há um grande número de máquinas motorizadas, como por exemplo,  esteiras rolantes e compressores, os inversores de frequência é o melhor investimento para produção de todo o serviço dependente de suas funções.

Para os motores que funcionam com corrente alternada, ou seja, motores trifásico — o inversor de frequência Danfoss se adequa a performance do motor sendo uma ótima alternativa para máquinas de baixa, média e alta potência.

….

Postar no WhatsApp Facebook Twitter Pinterest WhatsApp

    gabriel

    Fonte: www.portaldenoticias.net/descubra-como-funciona-o-inversor-de-frequencia

    Facebook Comentários

    Iniciar conversa
    Vamos anunciar?