Ciclone extratropical se forma próximo à costa do Uruguai; condição atinge SC com rajadas de vento e mar agitado

Um ciclone extratropical se forma próximo à costa do Uruguai no fim desta quarta-feira (2), com maior impacto nesse país e no Rio Grande do Sul.

A frente fria, associada ao ciclone, influencia o tempo em Santa Catarina, e provocará variação de nuvens e chuva mal distribuída no período da noite de quarta (2) e durante a quinta-feira (3).

Além disso, há previsão de rajadas de vento de 50 a 70 quilômetros por hora no Estado, mais intensas especialmente no Litoral Sul.

Esse vento provoca agitação marítima (veja abaixo). Não há previsão de frio intenso, mas a temperatura fica amena até o fim de semana.

Previsão marítima –Atualizado: 1/9 às 10h5 pela Defesa Civil de SC
Alertas:

HOJE (1), VENTO FORTE E MAR AGITADO. AMANHÃ, VENTO FORTE E MAR AGITADO

Nesta terça-feira e na quarta-feira um sistema de alta pressão sobre a área de pesca mantém variação de nuvens, mais encoberto com chuva em áreas próximas da costa. Atenção para vento forte e mar muito agitado sobretudo na quarta e quinta-feira e ao sul de Florianópolis!

01/09/2020
Terça-feira, vento de SE a E, força 3 a 4 e rajadas de 40 a 60 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Muitas nuvens na área de pesca, mais encoberto com chuva fraca próximo da costa.

02/09/2020
Quarta-feira, vento de E a NE, força 3 a 4 e rajadas de 50 a 70 km/h. Ondas de SE a S de 1.0 a 1.5 m e picos de 2.0 a 3.0 m. Muitas nuvens na área de pesca, mais encoberto com chuva fraca próximo da costa. Atenção para vento forte e mar muito agitado sobretudo na quarta e quinta-feira e ao sul de Florianópolis!

Quarta-feira (02/09):
Tempo: o sol aparece especialmente do Oeste ao Litoral Sul, com pancadas isoladas de chuva à noite. Na Grande Florianópolis e Norte do estado, mais nuvens e condição de chuva na madrugada e manhã, devido à circulação marítima.
Temperatura:elevação, mais alta do Oeste ao Litoral Sul, onde o tempo abre mais.
Vento:leste a nordeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no Litoral (50 a 70km/h).
Sistema: formação de uma frente fria no sul do Brasil, associada a um ciclone extratropical entre o Uruguai e RS.

Quinta-feira (03/09):
Tempo: instável com variação de nuvens e condição de chuva mal distribuída em SC, devido à frente fria. No decorrer do dia ocorrem períodos de melhoria, especialmente no Oeste e Meio-Oeste.
Temperatura:maior elevação de Florianópolis ao norte do estado.
Vento:nordeste a sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Sexta-feira (04/09):
Tempo: Planalto Sul e Litoral Sul, predomínio de nuvens e condição de chuva, alternando com períodos de melhoria. Nas demais regiões, sol entre muitas nuvens.
Temperatura:amena.
Vento:sudeste, fraco a moderado.

Sábado (05/09):
Tempo: do Planalto ao Litoral, céu encoberto com chuva, alterando com períodos de melhoria. No Oeste e Meio-Oeste, sol entre nuvens.
Temperatura:mais baixa do Planalto ao Litoral e mais elevada em direção ao oeste.
Vento:sudeste, fraco a moderado com rajadas.

Fontes: Epagri/Ciram/Defesa Civil de SC/Climatempo

 

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?