Câmara de Itapema entrega medalha “Mérito Legislativo” aos 13 homenageados de 2019

Sessão Solene promovida pelo Poder Legislativo de Itapema premia ações sociais, personalidades e iniciativas que contribuíram com o desenvolvimento município ao longo deste ano

A Medalha de Direito Legislativo da Câmara de Itapema chega este ano na sua 4ª edição. A Sessão Solene que marca o início de dezembro no Poder Legislativo, acontece na noite desta segunda-feira, dia 02/12, às 19h, no Plenário Pedro Mercês Vieira.

A cada ano, uma solenidade traz belas homenagens, com apresentações artístico-culturais e esportivas aplicadas ao município, promovendo ou reconhecendo projetos sociais, personalidades, iniciativas e conquistas que merecem ou reconhecem o reconhecimento do nosso município.

Segundo presidente da Câmara, vereador Sidinei Florêncio (Nei da van – PSDB), este é um dos momentos mais marcantes do ano Legislativo, que tem como objetivo enaltecer o que a nossa cidade tem de melhor e a sua riqueza, que se expressa através do nosso povo. “É gratificante proporcionar as pessoas da nossa cidade uma homenagem digna como esta, que certamente é um incentivo para projetos e iniciativas que ainda vão nascer em Itapema”, registrou.

Conheça abaixo os 13 homenageados deste ano, todos indicados pelos vereadores de Itapema.

Projeto Futebol no Bairro e Auxílio a Educação – indicado do vereador Alexandre Xepa (SD)

O “Futebol no Bairro” é um trabalho voluntário coordenado por Robson Almeida Junior, Daniela Shoenardie de Almeida, Elizandra Pruss Garcia e Alexandre Garcia, que utiliza espaços públicos e oferece gratuitamente aulas específicas de futebol e suporte acadêmico para alunos ligados ao projeto, ou estudantes interessados. Projeto social que tem como objetivo oportunizar a formação sócio-educacional e esportiva nas comunidades, em especial o Bairro Morretes, dedicado a jovens entre 11 a 17 anos. Os voluntários estão criando novas parcerias para 2020, com a Polícia Militar, Poder Legislativo, Executivo e judiciário, para uma vez por mês realizar palestras de prevenção às drogas e divulgar a importância dos estudos na vida de um cidadão.

Instituto Dago de Futebol Clube – indicado pelo vereador Ari Piquetti (PL)

Ex-jogador profissional de futebol, Valdecir Aparecido Ranucci, o conhecido Dago, iniciou um projeto social ligado ao esporte, o Instituto Dago de Futebol Clube. O objetivo dele é incluir crianças e adolescentes, que não tem condições financeiras de pagar para treinar em escolas particulares, fomentando o ingresso no projeto de forma gratuita, proporcionando uma chance, aos mais necessitados, de aprender com profissionais gabaritados de renome nacional, o esporte que é a paixão de todos os brasileiros, o futebol.

Grupo Escoteiro Tapera dos Carijós – indicado do vereador Cleverson Tanaka (PDT)

O Grupo de Escoteiros Tapera dos Carijós é uma instituição não governamental sem fins lucrativos, sediado junto à Associação de Moradores do Bairro Várzea. O grupo desenvolveu-se a partir da necessidade da comunidade de um programa do resgate do caráter e da dignidade humana, direcionado especialmente a jovens a partir dos 7 anos e suas famílias. Na prática do escotismo, nota-se um grande resultado em curto espaço de tempo, beneficiando os jovens com um programa organizado e eficiente e devidamente certificado.

Valdir Célio Klein – indicado do vereador Eurico Osmari (PSD)

Médico reconhecido em toda Itapema, o Dr. Valdir Celio Klein, figura no município com ações que vão além do seu currículo profissional. Em 1994, quando mudou-se da sua terra natal para Itapema, Dr. Valdir fundou o Lions Clube de Itapema. Também neste ano, deu início à construção do Hospital Santo Antonio, ao lado do também médico, Dr. Fausto Ioppi. Em 2010, foi Secretário Municipal de Saúde, e é médico concursado da Prefeitura de Itapema, o que lhe permitiu atuar em diversos bairros do município. Dr. Valdir Klein é especialista em Medicina do Tráfego, e foi um dos responsáveis pela instalação do Centro de Atendimento aos Condutores de Itapema.

Senador Espiridião Amin – indicado do vereador Fafá (Progressistas)

Na vida pública desde 1975, o atual senador catarinense, Espírito Santo Amin Helou filho, tem em sua trajetória política de atuação como governador, governador do nosso Estado e deputado. É um entusiasta de Itapema e defensor de políticas voltadas para o município, sendo autor de diversas Agenda Parlamentares no prol do município, na maioria delas voltadas para a saúde. Só este ano, O Senador garantiu uma alteração de R $ 100 milhões para o município. Amin é catarinense, professor, advogado e administrador.

Grupo de Adolescentes Brilho Celeste – indicado pelo vereador Jean Idimar (MDB)

Com mais de sete anos de fundação, o Grupo de Adolescentes Brilho Celeste é um braço pulsante da Igreja Assembleia de Deus de Itapema, trabalhando com jovens entre 12 e 16 anos, com o objetivo de levar uma palavra de Deus, usando assim, eles , seus amigos e familiares de enfrentar os problemas da vida. Hoje o grupo conta com 16 adolescentes atuantes, liderados por casais voluntários. Na homenagem, o vereador Jean será representado pelo verificador Mauro Chitolina (MDB), que não está no lugar de Jean atualmente na Câmara de Itapema.

ASUPI – Associação de Stand Up Paddle de Itapema – indicado para verificador Marinho (PSDB)

A Associação de Stand Up Paddle de Itapema foi fundada em 2018 pelo atleta Rubens Pedro Vieira, e hoje é presidida por Odair Ferreira. A Associação coleciona com seus competidores, títulos nacionais e estaduais na categoria, e também promove atividades sociais, culturais e esportivas no prol da sociedade, fomentando esta nova modalidade esportiva, que tem tudo a ver com a nossa praia. Entre suas ações sociais, participe de seus programas e atletas voluntários, pelo segundo ano consecutivo, no 2º Festival de surf de Inclusão, que acontece na praia de Itapema. A ASUPI também promove o Natal Solidário, com uma reedição e distribuição de doces para crianças que estão na orla. Em 2017, 2018 e 2019, um ASUPI foi responsável por organizar o Campeonato Catarinense de SUP.

Karla Demonti Passos Cathcart – indicado para vereador Tiãozinho (PSDB)

Pedagoga, Karap Demonti Passos Cathcart é professora dos anos anteriores há 23 anos, na Prefeitura Municipal de Itapema. Tem vasta experiência na área de Educação, tendo atuado como Diretora Escolar, Coordenadora Geral e Pedagógica do Projeto Municipal CASA (Centro de Atendimento à Saúde do Aluno de 2003 a 2006). Em 2011, passou a ser proprietária do Centro Educacional Sonhos de Infância (Escola de Educação Infantil e Série Iniciais). Na UNIVALI, campus de Itajaí, foi docente no Núcleo de Licenciamento da Disciplina de Educação Inclusiva. Dra. Karla atua em cursos de graduação e pós-graduação, palestras sobre inclusão escolar e outros temas relacionados à área educacional.Karla também é proprietária do Colégio Superação, localizado em Itapema.

Márcio João Serpa (Mala) – indicado pelo vereador Nei da Van (PSDB)

O atleta de futsal, Márcio João Serpa, é conhecido na cidade como “Mala”, abandonado como quadras e hoje se dedica ao ciclismo, mantendo a Associação Pedala Itapema. A associação tem como objetivo desenvolver programas, ações sociais e assistenciais na comunidade nesta área do esporte, através do trabalho gratuito e voluntário de seus associados e / ou voluntários. A Entidade aplica integralmente suas agendas, recursos e eventual resultado operacional, manutenção e desenvolvimento dos objetivos institucionais no território nacional. O Pedala Itapema organiza provas, festas e eventos esportivos, com o intuito de difundir a prática de ciclismo.

Rádio Cidade – indicado pelo vereador Wanderley Dias (Ley – DEM)

Um dos mais importantes veículos de comunicação de Itapema, a Rádio Cidade foi fundada em 2006. Representa a voz da comunidade local, com grande participação e interação popular em sua programação. O rádio também é utilizado por sua cobertura jornalística dos principais fatos de Itapema e região. A Rádio Cidade também participa ativamente de campanhas solidárias e promove eventos beneficentes. São Campanhas das mais diversas: arrecadação de brinquedos, alimentos, brinquedos, campanhas de natal, apoio ao esporte, arte e cultura nos seus mais variados formatos.

Agenor de Santos Varela – indicado pelo verificador Xavier Legarrea (MDB)

O participante ativo do Motoclube Itapema Off Road, ou o Agenor dos Santos Varela também é atleta e incentivador do esporte no nosso município. É o título de vice-campeão da Copa Norte Catarinense de Motocross. Há três etapas, participa ativamente do Motoclube Itapema Off Road, responsável por organizar campeonatos de enduro na cidade e também como etapas do Campeonato Catarinense de Motocross em Itapema. No início deste mês, o grupo organizou a 6ª parte do Catarinense aqui no município, um grande evento que movimentou a cidade.

Rede Feminina de Combate ao Câncer – indicada para verificador Yagan Dadam (PL)

Homenageada pela terceira vez consecutiva no prêmio Mérito Legislativo, a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Itapema dispensa apresentações! Uma atuação filantrópica da entidade é reconhecidamente parte da saúde pública do município. Fundada em 2001, a Rede oferece vários serviços de saúde para mulheres e comunidade local, realizando exames preventivos, colonoscopia, biópsias, consultas médicas, captura híbrida, encaminhamento de mamografia, palestras sobre prevenção, atendimento psicológico e fisioterapêutico, além de diversos estudos com terapias alternativas, tudo de forma gratuita. Tem papel fundamental na promoção da saúde pública da mulher, na prevenção do câncer de mama e no apoio a pacientes e ex-pacientes.

Projeto Alegria na Rua – indicado pela consultora Zulma Souza (DEM)

O Projeto Alegria na Rua este ano chegou a sua 11ª edição, como evento beneficente que acontece em Itapema! Contando com doações de diversas fontes, o projeto de voluntariado organizado em um grande evento de rua voltado para crianças carentes, diversão e brincadeiras com a missão de levar alegria a elas no mês em que comemorar o Dia das Crianças. O evento que acontece todo ano também oferece alimentação, cortes de cabelo, atendimento odontológico, sorte de brinquedos e outros atrativos para um dia inteiro de alegria na rua. Atualmente, atende a mais de 1.400 crianças do Bairro Morretes de forma totalmente gratuita, e é um projeto sócio-evangelizador da Associação Beneficente de Expansão Ágape.


Confira como imagens:

Facebook Comentários

Receba atualizações em tempo real diretamente no seu dispositivo, inscreva-se agora.