BOMBINHAS É DESTAQUE NA REGIÃO PELA ATUAÇÃO NO PROJETO PLANIFICASUS.

No mês de setembro as Unidades Básicas de Saúde de Bombinhas receberam a visita técnica da Regional de Saúde da Foz do Rio Itajaí-Açú, que escolheu o município como modelo para a implementação das ações do PlanificaSUS. Por se destacar na primeira etapa do projeto, o município servirá como modelo das ações em saúde na região.

 

O PlanificaSUS é uma estratégia de educação permanente que busca operacionalizar de forma abrangente a Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da implantação metodológica da Planificação da Atenção à Saúde (PAS).

 

A metodologia do PlanificaSUS se baseia na utilização de práticas próprias do “fazer saúde” que proporcionam uma postura reflexiva dos profissionais envolvidos e propõe o desenvolvimento de ações que emergem de um processo colaborativo e melhoria contínua dos serviços de saúde que são ofertados a população.

 

A proposta do projeto é proporcionar ao município o desenvolvimento pleno da Atenção Primária por meio de mudanças efetivas nos processos de trabalho, com ênfase na resolubilidade das práticas em saúde.

 

O que é o PlanificaSUS.

A Planificação objetiva qualificar a Rede de Atenção à Saúde e promover o cuidado integral entre os níveis de atenção primário, secundário e terciário.  O PlanificaSUS é desenvolvido pela Sociedade Brasileira Beneficente Israelita Albert Einstein e vinculado ao Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.

Em Santa Catarina, esse processo é executado pela Secretaria de Estado da Saúde por meio de um Grupo Condutor Estadual e Regional. Está em andamento nas regiões de Foz do Rio Itajaí e Serra Catarinense desde julho/2019.

 


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?