Como as forças podem ser utilizadas no setor hoteleiro do litoral norte de Santa Catarina
Entre os conceitos mais relevantes de Michael Porter – autor de livros sobre estratégias de competitividade – aborda a mentalidade de competição para as empresas. Ao contrário do pensamento de que o sucesso competitivo se resume em ser o melhor do setor, o autor ensina que “somente competindo para ser inigualável, uma organização alcança o desempenho sustentado e superior”.
Este conceito é muito fácil de entender, visto que, quando uma organização se preocupa em ser a melhor, acaba sendo copiada pela maioria dos seus concorrentes, que também atingirão os mesmos resultados, pois a competição para ser o melhor, alimenta a imitação e, a competição para ser única prospera com a inovação. Isso se torna mais evidente, quando ela decide montar estratégias pensando em ser inigualável, ou seja, a chave para o sucesso competitivo está na capacidade de criar um valor único para seu negócio, dificultando ser copiada. O conceito se enquadra perfeitamente no ambiente hoteleiro da nossa região, pois “diversos negócios podem ser vencedores, podendo prosperar e coexistir” e a competição deve concentrar-se mais em satisfazer as necessidades dos clientes do que vencer os concorrentes.
As cinco forças de Porter guiam a empresa não em ser a melhor ou estar com uma taxa de ocupação sempre perto de cem por cento, mas em obter lucros. A estratégia é encontrar uma posição no setor, de modo que elas possam melhor se defender contra essas forças ou influenciá-las a seu favor. Nesse contexto, uma primeira análise de como o setor hoteleiro do Litoral Norte de Santa Catarina deve executar ações sobre essas forças, influenciando-as em seu favor, podem ser:
Assim, a primeira medida para o Hoteleiro é definir seu foco e após buscar estabelecer estratégias voltadas ao atendimento do público alvo, concentrando-se no seu grande diferencial competitivo. Este diferencial deve ser compreendido e existir comprometimento de todos para seu atingimento. Também, deve-se buscar benefícios para seus colaboradores no intuito de reter os talentos para que os resultados desejados sejam obtidos, tornando, desta forma, o nome do hotel e/ou pousada conhecido e indicado pela qualidade dos serviços prestados.
Por Rodrigo Machidonski (empresário) e editado por Edemir Manoel dos Santos (professor e contador), voluntários no IETI, que optaram por trasformar Penha, em Santa Catarina, num município de excelência.
Fonte: oisc.com.br/as-cinco-forcas-estrategicas-de-michael-porter
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