AOS 58 ANOS, ITAPEMA É DESTAQUE NO PAÍS

Índices comprovam expansão do município e o fortalecimento da sua economia apoiada no avanço dos serviços básicos de saneamento

No dia 21 de abril a população de Itapema terá muito o que comemorar. O município está entre os que mais crescem em Santa Catarina. Pesquisa do CREA-SC aponta que, entre 2010 e 2019, Itapema registrou 20,3% de expansão na área construída, registrando o melhor indicador no Estado.

Parcela significativa desses resultados está intimamente ligada aos investimentos em saneamento básico que, segundo o Instituto Trata Brasil, é essencial para o desenvolvimento das cidades, uma vez que promove saúde, gera qualidade de vida e é responsável por vários benefícios sociais e econômicos.

Itapema se destaca entre os municípios mais bem assistidos com distribuição de água potável e de tratamento de esgoto. Enquanto o índice de atendimento da população brasileira é de 83,62% em água tratada, Itapema atende 100% da área urbana.

Com relação ao esgoto, apenas 53% dos brasileiros contam com este serviço. Itapema terá, em 2020, o índice de 90% de esgoto coletado e tratado.

Este é um índice que poucos municípios no Brasil já alcançaram. Na região Sul, a parcela da população com coleta de esgoto é de 45,15%, percentual ainda mais baixo que a média nacional.

E entre as 100 maiores cidades do país – de acordo com o SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento) -, apenas um terço delas chega ou supera a marca dos 90% no tratamento de esgoto.

 

Benefícios imediatos

Os municípios com redes de abastecimento de água e tratamento de esgoto garantem saúde à população ao promover a redução de doenças, têm redução de mortalidade infantil e maior índice de escolaridade, o que vai refletir num futuro mais produtivo.

Entre os benefícios econômicos é significante o impacto positivo na valorização de imóveis. De acordo com a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio de 2015, feita pelo IBGE, edificações ligadas à rede de distribuição de água e de coleta de esgoto têm valorização imobiliária 14% superior às que não possuem.

Itapema se sobressai cada vez mais no setor do turismo, uma atividade econômica que só se desenvolve em regiões que se mostram preparadas para isso.

Leia mais após a publicidade…


A cidade já é um dos destinos mais procurados do litoral norte de Santa Catarina e cenário para investidores nacionais. Seu grande potencial turístico é justamente o mar, procurado para lazer e práticas náuticas.

Na prática esportiva, Itapema entrou para o calendário de importantes campeonatos como o de vôlei de praia.

Toda essa movimentação é sinônimo de maior fluxo na economia local, potencializando a geração de emprego, o incentivo ao empreendedorismo e o aumento na arrecadação pública, ativos que impulsionam a cadeia econômica estruturada com o saneamento básico.

A Conasa Águas de Itapema parabeniza a cidade e a sua população pelo aniversário de 58 anos, e se orgulha em fazer parte da construção dessa história.

 

  • Fonte: CONASA

 

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?
Powered by