Alunos da escola Ivone apresentam projeto em feira estadual de matemática – Prefeitura de Camboriú

Na tarde desta última quinta-feira, dia 2, dois alunos do 9º ano da escola Profª Ivone Teresinha Garcia, no Santa Regina, participaram da 36ª Feira Catarinense de Matemática. Representando a Rede Municipal de Ensino no evento, os estudantes Erick Viana Machado e Andreina Luiza Rosa apresentaram o “Tabuleiro Matemático”, projeto desenvolvido pelos alunos junto com a professora Caroline de Paula Lima.

O objetivo do jogo, é aprimorar o raciocínio lógico e a velocidade na resolução de cálculos. Ele é voltado aos alunos dos anos finais do Ensino Fundamental, que estão trabalhando com equações de segundo grau e operações com radicais e funciona como um jogo de tabuleiro clássico, com casas a serem percorridas, um dado personalizado e peças jogáveis. Além disso, também conta com 25 cartas, nas cores vermelha, azul e amarela, que representam diferentes equações que deverão ser respondidas para que os jogadores avancem pelo tabuleiro..  

“Acreditamos que esta é uma forma diferente de aprender, fugindo das aulas exclusivamente expositivas, e propondo o ensino e fixação dos conteúdos de forma lúdica, Com isso o aprendizado é ainda maior, pois fazem isso por meio da diversão”, destacou a professora. 

Sendo realizado de forma online em 2021, a feira conta com a participação de 70 projetos, divididos em oito categorias: professor, comunidade, educação infantil, educação especial, anos iniciais, anos finais, ensino médio e ensino superior. “Foi uma experiência incrível o processo de desenvolvimento do jogo, assim como a participação na feira. Já a aplicação dele com a nossa turma, se mostrou um sucesso, com todos atingindo o objetivo proposto, que é aprimorar as suas habilidades de cálculos matemáticos” destacou os alunos. 

Em Camboriú, projetos do Instituto Federal Catarinense (IFC) e do CECAM, também participaram da feira. O melhor projeto em cada categoria, será selecionado para a etapa nacional da feira. 

Confira o vídeo com a explicação completa sobre o jogo: https://www.youtube.com/watch?v=4VIeK5o6v8w


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?