Alunos constroem “Lago Sustentável” para aulas práticas de ciências

 

Alunos do 7º e 9º ano do Ensino Fundamental da Escola Básica Municipal Professora Nair Rebelo dos Santos, em Porto Belo, construíram um “Lago Sustentável” para as aulas práticas de ciências. O projeto é do professor doutor Marcelo Boccia Leite, que teve como objetivo criar um minilaboratório a céu aberto. Entre os assuntos que podem ser trabalhados com o lago sustentável está o ecossistema, ritmo-ciclo de vida de animais e plantas, uso de energia limpa, características dos animais e seus ambientes, além da importância do sol e ciclo da água.

O lago possui placa solar e filtro biológico, cujos conceitos foram explicados aos alunos no momento da montagem do lago. A participação na construção do lago pelos alunos ocorreu de forma voluntária e neste primeiro momento, buscando evitar aglomerações, foi permitida a participação de cinco alunos por turma.

O professor de ciências, responsável pelo projeto Marcelo Boccia Leite, destaca que a ideia foi justamente envolver os alunos ao ambiente escolar e proporcionar um aprendizado com mais qualidade através de aulas práticas. “A ideia é que todas as turmas da escola possam utilizar o lago como um espaço pedagógico, que podemos chamar de laboratório a céu aberto. A participação dos alunos criou uma relação de pertencimento e despertou o voluntariado, além de ensinamentos importante sobre a água e a produção de energia limpa. Esperamos que todos os outros professores da escola possam aproveitar este espaço por muitos anos” – explica.

O lago pode ser utilizado por alunos do 2º ano até 8º ano do Ensino Fundamental. O projeto tem contado com o apoio e co execução do professor Nicesio Delfino e de toda a equipe escolar. O projeto ainda terá outras etapas, a serem desenvolvidas posteriormente.


Source link

Facebook Comentários

Iniciar conversa
Vamos anunciar?