Águas de Bombinhas reduz índice de perdas de água tratada  

A perda de água tratada é um dos pontos mais frágeis do sistema de saneamento e das empresas operadoras. Em qualquer processo de abastecimento de água por meio de redes de distribuição no mundo ocorrem perdas. As chamadas perdas reais são as associadas aos vazamentos. Já as perdas aparentes são as relativas à falta de hidrômetros ou outros erros de mediação, às ligações clandestinas e ao roubo de água.

Todas essas perdas trazem vários impactos negativos, seja à sociedade, ao meio ambiente, à receita das empresas e mesmo aos investimentos necessários aos avanços do saneamento. Segundo o estudo do Instituto Trata Brasil, a cada 100 litros de água coletados e tratados, em média, apenas 63 litros são consumidos. Ou seja 37% da água no Brasil é perdida, seja com vazamentos, roubos e ligações clandestinas, falta de medição ou medições incorretas no consumo de água.

Em Bombinhas, desde que assumiu, a concessionária Águas de Bombinhas vem investindo para reverter este quatro. No ano passado, a empresa fechou o ano com um índice de perda de apenas 16%, mas a meta é baixar ainda mais estes índices. A empresa continua trabalhando na cidade e investindo em tecnologia para que  o índice de perdas seja cada vez menor.

Facebook Comentários

Vamos anunciar?