A importância de preservar os mananciais hídricos

Os mananciais hídricos são de extrema importância para a manutenção e existência das bacias hidrográficas, devido ao seu papel de fluxo d’água. Eles estão por todos os lugares: nas grandes e pequenas cidades podemos notar a presença desses corpos d’água. Grande parte deles geralmente apresenta estado crítico de limpeza, devido aos esgotos que são despejados inadequadamente por falta da rede coletora de esgoto nesses locais.

Gabriel Balparda Fasola, coordenador operacional da Águas de Bombinhas, lembra que o descarte incorreto de tudo o que foi consumido pelas residências ao redor pode causar um grande impacto ambiental e para qualidade de vida dessas pessoas, principalmente as crianças.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 361 mil crianças menores de 5 anos morrem em razão de diarreia como resultado do baixo acesso à água tratada, ao saneamento e a condições adequadas de higiene. Além dos problemas de saúde, a falta de  saneamento básico  também causa  impactos diretos na área imobiliária, educação, turismo e na produtividade do trabalhado.

 

Dicas para cuidar dos mananciais:

 

Não desvie o esgoto doméstico para córregos: toda vez que você desvia seu esgoto para o córrego, você contribui ainda mais com a poluição desses corpos.

Não construa em regiões mananciais e preserve a mata: construir moradias em áreas de manancial é crime ambiental e contribui para o desmatamento. A mata ao redor desses córregos protege contra erosão e assoreamento.

Reutilize, reaproveite e recicle tudo o que conseguir: garrafas pet, plásticos, caixas de leite e outros materiais podem ser utilizados de outra forma ou até mesmo doados. Quanto mais diminuirmos a nossa produção de lixo, mais chance temos de preservar o meio ambiente.

Facebook Comentários

Vamos anunciar?