27Maio2017

Notícias
Itapema A Cidade Pontos Turísticos

Pontos Turísticos

Pedra que bole

Localizada a 3 quilômetros do centro da cidade, uma pedra que se move com o bater da água do mar, abrigando a lenda de um estrangeiro que se apaixonou pela menina mais bonita do povoado, e que, após ferido e atirado ao mar pelo pai da moça, ela atirou-se ao mar para junto do namorado. Posteriormente os corpos foram retirados abraçados do mar.

Praça da Paz

Inaugurada em 21 de abril de 1999, a Praça da Paz e a sua concha acústica, é outro ponto turístico do município. Nela os turistas e a comunidade podem conferir diversas manifestações artísticas e culturais.

Canto da Praia

Quer dar uma volta ao passado e saber mais sobre colonização açoriana? Vá ao Canto da Praia, na região Norte. O local ainda guarda a vocação pesqueira de Itapema, conhecido como reduto dos pescadores. Lá está o trapiche de onde saem escunas para passeios na orla da praia. Tem também ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.

Morro da Gurita

A 10 quilômetros do centro da cidade é indicado para quem gosta de passeios ecológicos. São 200 metros de altura e várias trilhas para caminhadas ecoturísticas.

Ponte dos Suspiros

O surgimento de construções públicas planejadas como a ponte dos Suspiros e a praça da Paz, onde acontecem grandes shows, mostram que natureza e o progresso caminham lado a lado em Itapema.

Costão

Considerado um dos pontos mais bonitos de Itapema, no Costão é possível caminhar sobre as rochas e apreciar a orla marítima da cidade. Muitos turistas aproveitam para pegar conchinhas e levá-las de lembrança.

Cachoeira do Sertão

Localizada no Sertão do Trombudo, a cerca de 8 quilômetros do centro, possui águas claras e límpidas, que abastecem o município de Itapema (meia praia), Porto Belo, Bombas e Bombinhas. Possui um riacho com pedras, sem muita profundidade e é cercado de árvores exóticas e Mata Atlântica.

Cachoeira do São Paulinho

É a mais atraente e a mais freqüentada de todas. Situada na bacia do Bairro São Paulinho a aproximadamente 3 quilômetros do centro, é ideal para quem gosta de fazer um passeio ecológico, percorrendo trilhas e aprendendo mais sobre a Mata Atlântica.

Rio Itapema

Localizada na subida do morro do Areal a cerca de 10 quilômetros do centro, é também área de preservação ambiental. As águas são límpidas e abastecem o centro de Itapema. Nos últimos anos, a procura por terrenos nesta região vem crescendo muito.

Cachoeira do Sertãozinho

Uma das menores e menos atraente. Fica no Bairro do Sertãozinho a cerca de 1 quilômetro.

Cachoeira do Bairro Ilhota

Distante cerca de 12 quilômetros do centro, fica no Bairro Ilhota e é área de preservação permanente.

Praias para todos os gostos

Cinco praias com características distintas e de fácil acesso fazem de Itapema um dos lugares mais requisitados do litoral catarinense. Há praias para quem adora se expor ao sol e se banhar. Há praias movimentadas, onde até o palmo de areia é disputado; outras para quem quer ficar em paz com a natureza. Há ainda as mais agrestes, locais onde ainda hoje, sobrevivem vilas de pescadores artesanais, próprias para aqueles que fogem do agito e buscam sossego.

Meia Praia

Já a Meia Praia é a maior de todas, a mais conhecida e a mais freqüentada pelos turistas. O comércio é diversificado e possui uma rede imobiliária bem estruturada.

Praia do Costão

Para aqueles que preferem o sossego, entretanto, a praia do Costão ou Canto da Praia é o lugar mais adequado. Com um clima tranqüilo de uma vila de pescadores, é possível fazer passeios de barco, desfrutar de um peixe fresquinho na beira da praia ou simplesmente apreciar a paisagem típica açoriana, que deu origem a colonização de Itapema. Caminhar sobre as rochas do Costão e admirar a orla marítima é uma boa pedida para quem vai para esses lados.

Praia do Cabeço

Mais adiante fica a praia do Cabeço ou Grossa, que também merece destaque pelo visual. Cercada pelo verde exuberante das encostas, a praia é selvagem e uma excelente opção para o surf devido as boas ondas que se formam. Já a praia de Ilhota, fica próxima a BR-101 e é um dos recantos mais exóticos de Itapema. Formada com águas cristalinas e correntes fortes vindas de mar aberto - é ideal para quem gosta de desafiar as forças das ondas.

Praia de Ilhota

A praia de Ilhota é ótima para quem gosta de emoções. As águas cristalinas e com correntes fortes, vindas de mar aberto, são ideais para a prática do surf. O local fica distante cerca de cinco quilômetros do centro de Itapema, na direção Norte.

Praia do Centro

A praia que banha o centro de Itapema também tem mar calmo e cristalino. Esse trecho de orla é complementado com grande estrutura hoteleira e de restaurantes, o que transformam o local em um dos mais requisitados do município.
Artigos Relacionados:

Rede Social Embaixo

Newsletter

Receba as novidades do Portal Costa Esmeralda Online em seu email.