15Dezembro2017

Notícias

Cidade Balneário Camboriú

Balneário Camboriú

  • PDF
  • Descrição
  • História
  • Vídeo Relacionado

Balneário Camboriú

 

Balneário Camboriú é um município da Região Metropolitana da Foz do Rio Itajaí, no litoral norte do estado de Santa Catarina, no Brasil. Possui, segundo o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no ano de 2010, uma população de 108 089 habitantes , sendo o 11º município mais populoso do estado e o 2º menor em área total.

Destaca-se como o município com maior densidade demográfica de Santa Catarina, com mais de 2 350 habitantes por quilômetro quadrado. Balneário Camboriú possui uma das maiores densidades de prédios do Brasil. Apesar de possuir pouco mais de 100 000 habitantes, sua estrutura de edifícios comporta aproximadamente 1 000 000 de pessoas, marca frequentemente ultrapassada na alta temporada. Balneário Camboriú foi eleito o município com melhor qualidade de vida do litoral catarinense, sendo a segunda do estado, ficando atrás apenas de Florianópolis .

História:

Os primeiros habitantes da região foram povos coletores, os quais foram derrotados, por volta do ano 1000, pelos índioscarijós. Estes, por sua vez, foram escravizados, a partir do século XVI, pelos colonos de origem europeia de São Vicente . A ocupação de origem europeia da região começou com a chegada do açoriano Baltasar Pinto Corrêa. O povoamento de origem europeia da região teve início em 1758, quando luso-açorianos e algumas famílias procedentes de Porto Belo se estabeleceram no local denominado Nossa Senhora do Bonsucesso, mais tarde, denominado Barra.

Em 1836, chegou ao local Thomaz Francisco Garcia com sua família e alguns escravos. Daí a antiga denominação de Garcia, pela qual o lugarejo era conhecido. Em 1848, passou a ser distrito da cidade de Itajaí, chamado de Bairro da Barra, com a construção da Igreja de Nossa Senhora do Bom Sucesso. Em 1884, foi desmembrado de Itajaí, originando a cidade de Camboriú. Atraídas pela fertilidade do solo e pelo clima, vieram famílias de origem alemã, procedentes do vale do Itajaí.

Em 1930, pela situação geográfica privilegiada, iniciou-se fase de ocupação da região preferida pelos banhistas, e, dois anos depois, foi construído o primeiro hotel, na confluência das avenidas Central e Atlântica.

A criação do município de Balneário Camboriú ocorreu apenas em 1964, quando se emancipou de Camboriú, passando a ter o mesmo nome, mas com o adjetivo "Balneário" incorporado no nome. Em 1964, o distrito obteve autonomia, passando a município com o topônimo de Balneário de Camboriú, alterado, em 1979, para Balneário Camboriú.

Atualmente, a população é uma mistura de descendentes de alemães, poloneses, portugueses e italianos.

Temperatura da água do mar de Balneário Camboriu

A temperatura da água do mar para esta região de Balneario Camboriu varia de dezesseis graus centígrados em média (no inverno) para 24,4°C em média (no verão), sendo que no outono e na primavera fica em torno dos 21°C. Os meses mais quentes são Fevereiro e Março.

O clima é considerado ameno e, na classificação de Köppen, é do Tipo Cfa (mesotérmico úmido com verões quentes). No verão, embora quente, com uma sensação térmica podendo chegar até quarenta graus centígrados, porém sua temperatura dificilmente ultrapassa os 33°C, sendo que a média da temperatura no verão na cidade é de 25°C. Já no inverno, o clima muda completamente, grandes massas de ar polar chegam a cidade, deixando o clima na maioria dos dias nublados e a temperatura média não ultrapassando os catorze graus centígrados nas madrugadas mais frias, podendo ser observadas temperaturas entre zero e quatro graus centígrados.

A média de chuva na cidade é de 1 500 mm, não havendo uma estação seca. Porém, há anos com mais indícios de chuva do que outros, por causa do fenômeno El Niño. Os anos que têm a presença desse fenômeno têm índices pluviométricos muito superiores à média. Já os anos que têm o fenômeno La Niña têm índices pluviométricos mais reduzidos e invernos muito mais rigorosos, podendo ocorrer indícios de geada nas áreas afastadas do centro e nas partes mais elevadas dos morros.

 


Rede Social Embaixo

Newsletter

Receba as novidades do Portal Costa Esmeralda Online em seu email.